

O que fazer
Turismo em Castro
Castro é uma cidade histórica paranaense localizada a 159 km da capital Curitiba, em uma região conhecida como Campos Gerais. Foi elevada à categoria de cidade em 1857, a primeira a ser instituída pelo recém-criado estado do Paraná, quatro anos após sua independência. Por esse motivo, é conhecida pelo prestigioso título de "cidade mãe do Paraná".
Muito antes, porém, Castro já havia sido um importante ponto de parada para os tropeiros, viajantes que transportavam mercadorias em mulas e cavalos do Rio Grande do Sul a São Paulo. Pela enorme influência no surgimento e desenvolvimento da cidade, o tropeirismo acabou inspirando muitas atrações turísticas, como a Fazenda Capão Alto e o Museu do Tropeiro, o primeiro do país dedicado ao tema. Da mesma época, também vale conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora de Sant'Ana, que foi fundada em 1774 e é o marco zero da cidade.
A cidade também foi capital do Paraná por três meses, em 1894, durante a guerra civil federalista, que teve início no Rio Grande do Sul e avançou por estados vizinhos. Quando tropas entraram em confronto na região de Curitiba, decidiu-se pela mudança da capital para Castro, cidade-natal do então governador paranaense, Francisco Xavier da Silva, e de seu vice, Vicente Machado.
Atualmente, Castro é conhecida como a "Capital Nacional do Leite", título oficializado pelo Senado Federal no fim de 2016. O título é merecido: há alguns anos, a cidade ocupa a liderança do ranking de municípios brasileiros que mais produzem leite no país. Somente em 2016, a cidade produziu sozinha quase 240 milhões de litros de leite, segundo dados do IBGE. A região também é sede de grandes indústrias leiteiras, como a Cooperativa Castrolanda.
Além disso, a região também tem belezas naturais únicas. Uma delas é o Canyon Guartelá, o mais longo cânion do país em extensão e o sexto do mundo, que se encontra entre as cidades de Castro e Tibagi. Dentro dele se encontra o Parque Estadual do Guartelá, composto por cachoeiras e trilhas cercadas de fauna e flora diversificada.
Museu do Tropeiro
O museu fica no mais antigo casarão da cidade e foi restaurado recentemente. Suas principais exposições abordam a rotina de trabalho dos tropeiros e o ambiente doméstico e familiar da região nos séculos XIX e XX.
Fazenda Capão Alto
A Fazenda Capão Alto era utilizada por tropeiros como local de descanso. Aberto para visitação, o complexo conta com as ruínas de uma capela de taipa de pilão, que data de 1740; um casarão colonial de 1858, entre outras construções históricas. Localiza-se pouco após o distrito de Castrolanda.
Canyon Guartelá
É o maior cânion brasileiro em extensão e o sexto maior do mundo. Com flora e fauna diversificada, é um ótimo lugar para fazer trilhas, praticar rafting ou apenas apreciar a vista do mirante, de tirar o fôlego. Fica localizado entre Castro e Tibagi.
Centro Cultural Castrolanda
É composto pelo Moinho “De Immigrant”, construído em 2001 para comemorar o cinquentenário da imigração holandesa na região; e pelo Museu Histórico, que possui formato de uma casa de fazenda típica da região norte da Holanda. Situa-se no centro da Castrolanda, distrito de Castro.